A competição do mercado brasileiro com o chinês não é de hoje. Mesmo com muitos produtos fabricados na China, onde a mão de obra, impostos e outros fatores favorecem a exportação. O nosso setor é o que mais sofre com essa influência. O alto preço dos insumos, muitas vezes importados, aumentam ainda mais o custo nacional. 

O Custo-Brasil e tudo o que está imbuído no termo, torna a produção nacional cara tanto para o produtor quanto para o consumidor final. O que pode ser facilmente percebido em uma conversa com um empresário da indústria nacional ou nas notas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que há anos tem o Custo-Brasil como grande vilão da indústria nacional. 

Altos impostos, assim como o custo da matéria-prima, que encarece com a logística, do combustível ainda mais caro, entre tantos outros fatores, aumentam o preço dos produtos nacionais a ponto dos produtos do país asiático serem mais baratos, mesmo que precisem atravessar o planeta. O que é ainda mais comum nos produtos comprados em larga escala, como brindes, roupas e brinquedos.

Acontecimentos políticos, crises econômicas e sanitárias, como temos visto no último ano, afetam diretamente o mercado brasileiro, sem dúvida. O preço do dólar sobe, matérias-primas escassas, fenômenos naturais interferem na logística, entre outros. Eventos fora do nosso controle. O que é fundamental considerar ao efetuar uma compra de importação.

 

Produção local

A compra do produtor local oferece ao cliente a troca que alimenta a tendência do mercado de personalização do produto, aquele desenvolvido para as necessidades do cliente. Principalmente considerando que o consumidor está cada vez mais exigente.

Por exemplo, sua empresa quer criar um novo modelo de mochila, necessaire ou case para proteger o seu produto e agregar valor na venda. Por isso, você buscará por parceiros que percebam o valor agregado à sua marca, assim como o seu produto.

A compra de produtos nacionais além de alimentar a economia local, permite a verificação da qualidade do produto. Portanto, depois de definir o seu brinde ou novo produto, o próximo passo será encontrar um fornecedor que atenda suas necessidades, representem o produto e, mais, represente uma relação de confiança e parceria. Afinal, qualquer problema poderá ser rapidamente resolvido. Assim como a negociação pode ser facilitada, com prazos, descontos e a logística.

Entre outros, o desenvolvimento do produto poderá ser acompanhado e a comunicação facilitada, além de estar no mesmo fuso horário. 

Com tudo isso, antes de efetuar uma compra é importante levar em consideração alguns fatores, como: prazo de entrega; cota mínima; personalização do produto; atendimento personalizado; tempo de resposta; inovação; garantia; qualidade; normas para devolução; manutenção e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *